Blog
Como comprar uma desmontadora de pneus?
Preciso comprar uma desmontadora de pneus. Como saber qual desmontadora comprar? Este artigo é para responder as perguntas seguintes:
- Qual é a desmontadora de pneus ideal para meus negócios?
- Como consigo desmontar ou montar rodas especiais, rodas de liga leve ou rodas esportivas sem esforço?
- Como posso realizar um trabalho muito profissional? Ou seja um trabalho rápido, limpo, sem esforço e que garante uma instalação segura do pneu?
Veja as respostas e dicas apresentadas neste guia. Alem disso, nossos especialistas estão sempre a disposição para esclarecer qualquer dúvida!
Partes de uma desmontadora de pneus:
- Garras de fixação
- Mesa giratória
- Destalonador
- Bico de pato (utilizado para soltar o pneu)
- Inflador de pneu
- Pedais de controle
- Filtro de ar e lubrificador
Criamos abaixo uma tabela que permite identificar o equipamento certo. Mas antes de ir para a tabela, é importante que voce se pergunte o seguinte:
Quais são os veículos que eu atendo? Veículos nacionais, importados, utilitários, SUV’s ou esportivos? O que fazer, por exemplo, no caso em que eu preciso executar um serviço num Porsche ou num Camaro que utilizam rodas 295/35 R21 ou 305/30 R19 respectivamente?
Cada categoria tem rodas diferentes. Por exemplo, os carros nacionais utilizam rodas com diâmetro entre 13 e 16 polegadas e raramente com perfil baixo. Já nos carros importados, as rodas podem chegar até 19 ou 20 polegadas e geralmente sao de liga leve e perfil baixo.
Rodas ultra esportivas apresentam vários desafios. Não pode correr qualquer risco de danificar rodas de altíssima valor e pneus caros com perfil ultra baixo.
Sendo assim, é necessário que sejam identificados os seguintes parâmetros:
- Tipo de rodas: rodas de ferro ou de liga leve
- Diâmetro das rodas: por exemplo de 13 até 18 polegadas, 19 até 21 polegadas, etc…
- Perfil dos pneus: baixo (abaixo de 45) ou normal (acima de 50)
Roda de liga leve (fixação externa) | Roda de ferro (fixação interna) | ||
Diametro do aro* (polegadas) |
Perfil normal (50 e acima) |
Perfil baixo (45 e abaixo) |
Perfil normal (50 e acima) |
13 ao 21″ | DES100K | DES100K BA** | DES100K |
22 ao 26″ | RK TC289 | RK TC289 | RK TC289 |
RUN-FLAT 18 ao 24″ | – | RK TC289 | – |
* A abertura das garras precisa ficar 2 polegadas acima do tamanho da roda (para fixação externa) ou abaixo do tamanho da roda (para fixação interna) para ter um aperto suficiente da roda. Por exemplo para uma roda de liga leve de 19 polegadas, precisa-se de uma maquina com abertura externa das garras até 21 polegadas.
** Foram desenvolvidos acessórios para facilitar a vida do operador na atuação com rodas RUN-FLAT e de perfil baixo. É recomendado a escolha de maquinas que ja tem a predisposição para receber estes acessórios. Caso seus negócios evoluam para rodas mais sofisticadas, voce já estará mais preparado.
- Braço auxiliar esquerdo (LHA) – Um equipamento criado para auxiliar na desmontagem da roda, em casos de pneus com perfil baixo, eliminando qualquer esforço físico e danos (à roda). Torna o processo prático e rápido. Também é utilizado para auxiliar na montagem do conjunto, com o braço que apoia no flanco para encaixar o talão.
- Braco auxiliar direito (RHA) – No caso de pneus RUN-FLAT por exemplo, a rigidez do flanco é tanta, que se faz necessário que o pneu e a roda estejam em paralelo durante a montagem e desmontagem, para não trazer riscos a roda. Usando os acessórios LHA e RHA, durante a montagem e desmontagem da roda, o processo se torna simples
- Jato de ar – Visando facilitar a montagem, o jato de ar é utilizado para talonar o pneu (encaixar o pneu na roda) mais facilmente, principalmente em casos de talões rígidos.
Dicas de compra para desmontadoras de pneus:
Preparamos algumas dicas, para realizar uma aquisição segura e sem arrependimentos:
-
-
- Garras pneumáticas – Devido ao fato de gerar uma força maior e possuir maior vida útil, as garras pneumáticas são mais modernas que as garras elétricas.
- Destalonador de pneus – De preferência à máquinas com pistão de maior diâmetro (200 mm), com camisa de alumínio e efeito pneumático duplo. Máquinas com pistão menor e sem a camisa de alumínio tem menos forca e correm risco de oxidação interna.
- Motor redutor e eixo da mesa giratória – Para rodas de perfil baixo, as quais precisam de uma força maior de torque e exigem mais do eixo, prefira máquinas com eixo estriado e com maior torque.
- Bico de Pato – Os bicos de pato feitos em uma liga especial apresentam maior resistencia, e tem maior vida útil.
- Componentes pneumáticos – É necessário, para que se mantenham em perfeito estado, que estejam lubrificados e livre de umidade. Recomendam-se maquinas com filtro de ar, lubrificador automático e regulador originais de fabrica.
- Conformidade as regras CE (Certificado Europeu) – É uma garantia de que a parte elétrica do seu equipamento foi desenvolvida dentro das normas mais estritas da Europa, o que obrigatoriamente faz com que o seu equipamento tenha um alto nível de segurança elétrica.
- Certificado ISO 9000 – O certificado de qualidade de fabricação, utilizado para dar segurança ao cliente, comprova que o equipamento é de alto nivel de qualidade.
-


About Author
Comments are closed